Lygia Reloaded

Ensaio fotografico bastidores Lygia Reloaded. Fotos: Talita Rennó e Daniel Nikan

LYGIA RELOADED: A LITERATURA DE LYGIA FAGUNDES TELLES EM ROUPAGEM POP CYBERPUNK EM CURTA TEMPORADA NO TEATRO


A Literatura de Lygia Fagundes Telles,teve montagem nos palcos paulistanos pelo Núcleo Alvenaria de Teatro entre setembro e outubro de 2024.
"Lygia Reloaded" adapta três contos clássicos de Lygia Fagundes Telles – “Emanuel”, “O Crachá nos Dentes” e “O Seminário dos Ratos” onde o realismo fantástico da autora se mistura com a estética pop dos quadrinhos e dos jogos eletrônicos. Os personagens enfrentam dilemas de poder e identidade, refletindo os complexos jogos políticos e sociais do Brasil contemporâneo.
Sob a direção de Fezu Duarte e com dramaturgia de Tati Bueno, o espetáculo oferece uma experiência intimista na sede do Núcleo Alvenaria, com apenas 20 lugares. A cor verde, um elemento recorrente na obra de Lygia, domina a paleta visual da peça, criando uma atmosfera imersiva e impactante, trazendo à tona as influências do filme "Matrix".


 
Sinopse: Em "Lygia Reloaded", dirigido por Fezu Duarte, o Núcleo Alvenaria de Teatro adapta três contos de Lygia Fagundes Telles. No primeiro ato, "Emanuel" e "O Crachá nos Dentes" mergulham o público nos labirintos psicológicos de Alice, explorando o realismo fantástico característico da autora. No segundo ato, "O Seminário dos Ratos," o conto de Lygia com o tom mais político, traça um paralelo entre as tensões e polaridades do Brasil contemporâneo.


Ficha Técnica

Realização: Núcleo Alvenaria de Teatro
Direção: Fezu Duarte
Dramaturgia, iluminação e operação de luz: Tati Bueno
Elenco: Alexandra DaMatta, Ali Baraúna, Bebel Ribeiro, Bia Toledo, Luciana Cacioli
Direção de Arte projeções e operaç:nao de som e vídeo: João Pedro
Produção: Clube do Mecenas
Assistente de Produção: Brenda Moreira


Equipe técnica e criativa